Exmo. Senhor Senador Fernando Collor de Mello,
Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado
Os abaixo-assinados representam numerosas comunidades brasileiras, muitas delas participantes do movimento de cidadania Estado do Emigrante, sequência do movimento Brasileirinhos Apátridas que lutou pela PEC 272/00 e obteve a Emenda Constitucional 54/07, restituindo a nacionalidade brasileira nata para os filhos dos emigrantes.
Representam também de grupos de apoio em redes sociais do Facebook e do Orkut, reunindo milhares de emigrantes, familiares e amigos no Brasil.
Vimos solicitar de Vossa Senhoria e da Comissão de Relações Exteriores, que preside, uma reformulação da atual política brasileira de emigração.
Com efeito, a criação há dois anos de um simples Conselho de emigrantes (CRBE) é por nós considerada minimalista, pois confinou os representantes dos emigrantes ali reunidos, sob a tutela do Itamaraty, num mero microórgão de assessoria e interlocução, sem qualquer possibilidade de tomar iniciativas próprias e sequer capaz de contatar as comunidades brasileiras do exterior por não dispor de recursos ou verbas.
Os emigrantes abaixo-assinados, depois de reuniões e debates com emigrantes em diversas cidades como Nova Iorque, Boston, Newark, Berlim, Zurique, Bienne, Bruxelas e Genebra, e troca de informações e debates via redes sociais do Facebook e Orkut, decidiram tornar pública a necessidade de se criar, ao nível federal, alguma coisa mais concreta, em termos de representatividade e condições de decisão.
Fonte: Correio do Brasil
Leia a matéria completa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário